A Receita Federal iniciou na madrugada desta quinta-feira (9), o processamento para regularizar os CPFs suspensos por pendências eleitorais, não passíveis de saneamento neste momento junto aos cartórios eleitorais em virtude das medidas de isolamento social. A previsão, de acordo com a RF, é que esse processamento se encerre nesta sexta-feira. Com isso, as pessoas com este tipo de pendência podem requerer o auxílio emergencial pago pelo governo federal durante a pandemia do coronavírus.
Segundo o delegado da Receita Federal no Piauí, Eudimar Alves, a medida visa facilitar a vida do cidadão que busca se cadastrar para receber seu auxilio emergencial.
“Foram regularizados automaticamente os CPFs que apresentavam pendências junto à Justiça Eleitoral. Significa dizer que o cidadão não precisa mais buscar regularizar em razão de pendências na justiça eleitoral e problemas no título de eleitor. Essa regularização é feita de forma automática e teve início no dia 9 de abril e está se encerrando hoje, dia 10”, informou em vídeo divulgado nas redes sociais.
De acordo com o delegado, a partir dessa atualização, todas as pessoas estarão aptas a se cadastrar junto ao site do auxilio emergencial.
“É uma medida que visa evitar problemas de aglomerações e deslocamentos. Vai contribuir para dar mais agilidade no cadastramento do benefício e permitir o cumprimento das medidas de isolamento social”, afirmou.
Por: Hérlon Moraes
Fonte: Cidadeverde.com