A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistente Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS de Teresina), inicia nesta quinta-feira, (17), as inscrições para a VIII Pré-Conferência Municipal de Assistência Social. A primeira pré-conferência acontecerá no território Norte no dia 29 de junho, por meio do aplicativo Google Meet.
As pré-conferências antecedem o 12º Conferência Municipal de Assistência Social de Teresina, que tem como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção” e acontecerá entre os dias 26 e 27 de agosto de 2021.
Segundo a presidente do CMAS, Valdeníria Silva, as pré-conferências são espaços de caráter deliberativo, que oportunizam o debate e a avaliação da política de assistência social, dentro do perfil de cada município.
“O objetivo é consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais do público do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A conferência é um momento democrático e de debate, sobretudo da participação deste público que é atendido, que vivencia esta política no seu dia-a-dia. Esta conferência tem este olhar sensível, específico para os usuários, que são o público do SUAS, os que participam dos programas, serviços, benefícios e assistência social de Teresina”, esclareceu.
Para Valdeníria Silva, as pré-conferências vão trazer um leque de proposições, encaminhamentos e deliberações para o avanço e fortalecimento da política de assistência social.
“Em Teresina, as pré-conferências acontecerão nos quatro grandes territórios: Norte, Sul, Leste e Sudeste. No que tange a política de assistência social, os debates acontecerão com a participação das unidades de Cras, de Creas, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do público do SUAS, das OSCs e das entidades que têm inscrições no controle social no município de Teresina”, pontuou.
Os interessados deverão se inscrever, entre os dias 17 a 21 de junho, para as unidades dos territórios de Norte e Sudeste; e 22 a 25 de junho para Leste e Sul, por meio das unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).