Projeto que proíbe contratação de condenados por racismo no Estado passa na CCJ

0
40

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (2), os deputados aprovaram projeto do deputado Henrique Pires (MDB) que passa a proibir a contratação de pessoas condenadas por crimes de preconceito de raça ou cor de assumir cargos públicos no estado.

 

A matéria contou com parecer favorável do deputado Ziza Carvalho (MDB). No seu relatório, ele destacou que já existem leis semelhantes em seis estados brasileiros. O parlamentar acrescentou que a Alepi já aprovou legislação que proíbe a contratação de empresas que cometeram crimes semelhantes e que prolongar a proibição para os servidores é algo natural.

 

Os deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Francisco Limma (PT), Simone Pereira (MDB), Fábio Novo (PT) e Hélio Isaías (PT), presidente da CCJ, acompanharam o voto do relator. O projeto segue agora para análise na Comissão de Administração Pública e Políticas Sociais (CAPPS) que deve ser reunir ainda nesta quarta-feira (3).

 

Outra matéria que segue o mesmo caminho trata da reposição da remuneração do Ouvidor Geral e dos ocupantes de cargos em comissão e em funções de confiança da Defensoria Pública do Estado. O relator, deputado Gustavo Neiva (Progressistas), foi favorável ao projeto enviado pela instituição porque esses cargos ainda não haviam recebido o aumento que foi garantido a outras categorias da mesma.

 

Os deputados ainda aprovaram na CCJ o parecer de Hélio Isaías a projeto que cria a Política Estadual de Formação, Qualificação e Valorização do Trabalho da Mulher. O projeto apresentado pelo deputado Rubens Vieira (PT) agora segue para análise de seu mérito na Comissão de Defesa do Direito da Mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui