Encontros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com parlamentares como o realizado na noite da última quinta-feira (22) no Palácio da Alvorada serão rotina em 2024. Pelo menos, foi o que garantiu o próprio chefe do Executivo federal aos líderes no evento, segundo relatos de participantes.
O objetivo é manter uma boa relação do governo com o Congresso Nacional. O encontro na quinta-feira (27) foi promovido por Lula visando a melhorar essa relação.
Em 5 de fevereiro, Lira mandou recados duros para o Executivo, em discurso na cerimônia da abertura do ano legislativo. “Não subestimem esta Mesa Diretora, não subestimem os membros do Parlamento e dessa legislatura”, disse no início da fala.
Na ocasião, o presidente da Câmara manifestou abertamente a insatisfação com veto do presidente Lula a emendas parlamentares que estavam previstas no Orçamento de 2024 e criticou a decisão do governo de insistir, via Medida Provisória, no fim da desoneração da folha de pagamento após o Congresso aprovar lei garantindo a manutenção do benefício e derrubado veto do Planalto ao texto.
Nos bastidores, há a avaliação ainda de que Lira pede pela saída do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, e que prefere negociar com outros nomes do governo, como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Um líder de partido da base do governo na Câmara ouvido pelo SBT News disse acreditar que a relação de Lira com Padilha tende a melhorar “com a andar da carruagem”. O líder foi um dos participantes do encontro no Alvorada na quinta, que contou com a presença de 25 pessoas, incluindo ainda o chefe da SRI, e os ministros Fernando Haddad, da Economia, Rui Costa, Paulo Pimenta, da Comunicação Social, e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).
Ele relata que o evento teve caráter informal e um clima de cordialidade. Os presentes iam se reunindo com quem lhes interessava e conversando sobre temas variados. Mas houve um momento em que todos se juntaram e ouviram falas de Lula, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e Lira.
O presidente da República agradeceu aos líderes e Lira pelo desempenho da Câmara em 2023. No ano, a Casa aprovou propostas consideradas importantes pelo governo, como o novo arcabouço fiscal, a reforma tributária, a taxação dos “super-ricos” e a regulamentação das apostas esportivas de quota fixa, as chamadas “bets”.
José Guimarães também agradeceu aos líderes pelo desempenho da Câmara. Já Lira reiterou seu compromisso com as pautas importantes para o país e relembrou a aprovação no ano passado de propostas referentes a programas sociais, como a Medida Provisória que recriou o Bolsa Família.
O líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia (PB), confirmou a fala de Lula em nota à imprensa. Ainda segundo ele, o presidente destacou os resultados alcançados na economia em 2023, que seriam fruto da boa relação do Executivo com o Legislativo.
“Foi um bate-papo muito bom, muito leve, com energia muito positiva, e saio daqui animado de que essa relação vai melhorar cada vez mais e que isso vai render frutos extremamente positivos para 2024”, pontuou Gervásio sobre o encontro.
Ao SBT News, o líder do PV na Câmara, Luciano Amaral (AL), outro dos participantes do encontro no Alvorada, disse que o evento marcou o início do trabalho do ano legislativo, “priorizando principalmente o diálogo com os partidos e com a Câmara”.
Lula, ressalta o parlamentar, “agradeceu a parceria de sempre com a Câmara e destacou que os avanços que ocorreram em 2023 são frutos dessa relação entre Parlamento e Governo Federal”.
Já Lira, disse, “agradeceu a parceria dos líderes, a compreensão e os esforços empreendidos sempre buscando avanços do país e o melhor para a população”.
Fonte: SBT News