Vinte mulheres atendidas pelo Centro Social Satélite estão tendo a oportunidade de aprender uma nova profissão. A Oficina de Biscoito Artesanal faz parte do Projeto Social Entre Laços e é fruto da parceria entre Fundação Wall Ferraz, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e o Grupo Mulheres D’ Negócios. As aulas acontecem nas tardes de quarta e quinta-feira na sede do Centro Social no bairro São João.
A ideia principal da parceria é dar oportunidades para que as mulheres atendidas pelo Centro se desenvolvam profissionalmente e tenham mais chances de colocação e reinserção no mercado de trabalho e também de montar seu próprio negócio. A oficina que teve início na última quarta-feira segue até a segunda semana de setembro.
A aposentada Maria de Fátima Silva, fala da importância de cursos profissionalizantes que promovam o desenvolvimento de habilidades e permitam interação social: “Todos os dias nós aprendemos algo novo e não somente relacionado diretamente ao curso. A interação entre nós alunas fortalece nossos vínculos, pois muitas moramos no mesmo bairro há anos e nem sequer nos conhecíamos. O fato de sermos, mulheres, donas de casa não pode ser um empecilho para aprendermos uma nova profissão. A oficina de Biscoito Artesanal desenvolve a nossa criatividade, além de ser um importante instrumento de geração de renda pela facilidade com que podemos comercializar os produtos”, diz.
“O grande objetivo da Fundação Wall Ferraz é levar formação profissional às diferentes comunidades e públicos. Com a Oficina de Biscoito Artesanal, essas mulheres terão oportunidades de melhoria de vida através do aprendizado de uma nova função, que pode até se tornar uma profissão. A cada chance oferecida, as pessoas beneficiadas têm novas perspectivas de inserção no mercado ou mesmo de desenvolver atividades produtivas autônomas”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.
O Centro Social Satélite é uma entidade filantrópica, localizado no bairro São João, na zona Leste de Teresina. No Centro acontecem palestras socioeducativas para as famílias, aconselhamento para adolescentes e atividades recreativas. Em parceria com instituições, entre elas a Fundação Wall Ferraz, são oferecidos cursos que promovem geração de emprego e renda.
O grupo Mulheres D’ Negócios do Piauí foi criado em fevereiro de 2014 com o objetivo de unir mulheres empreendedoras e assim compartilhar, vivenciar novas experiências. Atualmente o grupo conta com mais de 190 mulheres.
Todas as oficinas e cursos profissionalizantes ofertados pela FWF são gratuitos e visam inserção dos teresinenses no mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades que podem resultar em atividades autônomas e empreendedoras.